A caravela portuguesa (Physalia physalis) faz parte do ecossistema marinho e contribui para o seu equilíbrio. Caracteriza-se pela presença de células urticantes que provocam queimaduras, quando em contacto com seus tentáculos. Há somente algumas espécies de água viva cujas picadas são mortais ou potencialmente fatais. Portanto, não entre em pânico.
Imagem wikipedia
Então o que fazer ao ter queimaduras de água viva (caravela portuguesa)?
Mantenha a calma!
Saia da água!
As queimaduras desta água viva pode ser extremamente dolorosas e, após ter sido atacado por uma, você pode ficar incapaz de nadar.
QUAIS OS CUIDADOS PARA O PRONTO ATENDIMENTO
Lavar a área afectada com água do mar ou vinagre.
(NUNCA APLICAR ÁGUA DOCE, CERVEJA, URINA)
Remova os tentáculos aplicando creme de barbear sobre a área magoada ou bicarbonato de sódio. Raspe rente à pele com uma lâmina de barbear, ou cartão de crédito. Se não tiver nenhum desses itens à mão esfregue areia sobre a pele para remover os tentáculos e lave-a em água salgada.
Gelo pode ser aplicado para parar a propagação de veneno até um dos outros métodos ser possível.
Tome um banho muito quente de 15-20 minutos pode desactivar o veneno de algumas águas vivas, especialmente a da espécie Cubozoa.
Acalme as irritações da pele com um anti-histamínico em forma de pílulas ou creme contendo difenidramina.
Procure ajuda médica se sentir quaisquer sintomas piores do que uma irritação da pele ou outro efeito como febre por exemplo.
Queimaduras graves precisam ser envolvidas com um curativo após serem tratadas para evitar infecções.
COMO EVITAR a caravela portuguesa?
Evitar entrar na água do mar em períodos de grande incidência entre julho a Outubro.Não tocar no animal, mesmo se ele estiver morto.
Espero que tenha gostado das minhas dicas.