É possivel economizar eletricidade no seu aquario fazendo algumas alterações no dia a dia ou na comprar deste seguindo as caracteristicas mais adequadas ao que necessita.
Deixo então varias maneiras de economizar electricidade no aquario.
Evite usar lâmpadas HQIs e substitua-as por sistema com lâmpadas fluorescentes
Reduza o fotoperiodo ao mínimo, elimine o período reverso ou seja de dia ilumina-se o aquario e a noite ( toda ) o refugio.
Bombas de recalque: bombas tipo Ehiem ou similar garantem 1 ou 2 vezes o volume da circulação com muito menos consumo do que outros tipos de bombas.
Evitar aquarios muito altos contribui muitissímo para a penetração da luz isso faz com que não precise de lâmpadas tão potentes para iluminar o fundo dos aquários. (Mais uma dica para poupar electricidade.)
- Diminua o Fotoperiodo nos aquarios: experimente a redução do periodo de luz, reduza gradualmente, se tiver lâmpadas florescentes faça a mesma coisa. Mas esteja sempre atento um pequeno erro pode não ter retorno.
Manter os aquários a funcionar a 100% pode ser caro tanto a nível de dinheiro como a nível de manutenção.
É necessário por vezes ligar o aquecedor do tanque e isso faz gastar muita energia eléctrica. Ao isolar o tanque com poliestireno, também conhecido como "isopor", pode-se evitar esta necessidade.
Assim vai manter um ambiente saudável para o seus peixes, por não haver mudanças de temperatura repentinas e economizar o seu dinheiro.
Não nenhum dos aquários do mercado sem ler um pouco sobre o assunto.
Muitas vezes compramos um Aquário sem perceber como funcionam os sistemas e os peixes começam a morrer.
Isto é verdade muitas pessoas fazem isto e depois pensam que é uma avaria dos sistemas dos aquários ou que estes não funcionam bem.
Por isso se está pensar comprar um aquário desse ao trabalho de saber como tudo funciona.
Não coloque peixes em aquários pelo menos trinta dias depois da sua montagem. Coloque todos os a funcionar com a respectiva água e deixe a trabalhar sem peixes.
Os aquários novos precisam equilibrar a sua bioquímica. Antes deste tempo se colocar peixes no seu interior correrá o risco de ficar sem nenhum. Eu percebo que quando compramos qualquer que seja o produto queremos logo usar, mas este caso e como se tivéssemos que construir uma casa para morar e depois ir para lá viver.
Tenha bom senso na quantidade de peixes que deve colocar em aquários.
Dependendo do tipo de peixe e das dimensões dos aquários poderá colocar mais ou menos peixes no seu interior.
Tenha também em atenção a quantidade de alimento que fornece aos seus peixes.
Se deita muito alimento eles vão aparecer boiando e se deita pouco eles podem ficar doentes. Segure uma pequena pitada entre os dedos.
Nunca lave o aquário: faça um a troca parcial de água de 25 a 35% do total, e faça a limpeza do vidro com um limpador magnético para aquários.
Lavar o aquário é como destruir um pequeno mundo onde os seus peixes vivem. Toda a química existente na água para a sua sobrevivência será destruída.
Peça opinião aos especialistas sobre que PEIXES comprar e que tipos de peixes se dão bem no seu aquário. Faça como um planeamento de que peixes deve ter adaptando ao ambiente que quer criar no seu aquário.