A cerimónia de casamento é um sonho para muitos, mas transformar o sonho em realidade pode sair caro. E, se endividar logo no começo da vida a dois, pode não ser uma boa ideia, não acha?
- Decoração Para deixar a festa mais barata, a noiva pode decorar parte da própria festa. Na cerimónia matrimonial, dá para substituir o decorador por você mesma. A noiva pode fazer os arranjos ou parte da decoração da festa. Uma boa ideia é pedir ajuda para as amigas. Dá para aproveitar a onda para também e utilizar objetos pessoais da avó e da tia. Frascos, porta-retratos e velas da própria casa podem ser utilizados. Se tiver habilidade manual, ainda melhor.
- Flores Escolher a flor da estação barateia a festa. Algumas noivas podem ter o sonho de se casar com determinados tipos de flores dentro da igreja e do salão de festas. Abandonar o sonho de se casar com tulipas no verão, por exemplo, deixa a cerimónia mais barata é um caso a pensar
- Vestido Aproveitar o vestido da avó ou da mãe é uma boa opção ou até alugue. Se o modelo mais antigo não agrada, alugar a peça deixa o orçamento ainda mais barato.
- Comida Optar por um cardápio sofisticado, mas com menos opções também deixa a festa de casamento mais barata. “É importante tentar fugir do chamado “cardápio empratado”, quando o prato já vem montado e a comida vai até o convidado. Para deixar mais barato, vale o “cardápio americano”, que o convidado se serve e não é necessário contratar mais mão de obra para a festa. Outra opção que deixa a festa ainda mais barata é contratar uma ilha de comida e servir apenas o prato principal.
- Número de mesas / Convidados Quanto maior o número de mesas, maiores são os gastos. Menos mesas significam menos toalhas, menos arranjos, mas menos lugares para sentar também. “Passar e repassar a lista de convidados é extremamente importante. Tem que convidar quem realmente importa.
- Doces Para os doces e lembrancinhas é importante escolher uma embalagem mais básica. “A embalagem pode custar quase o preço do doce”, afirma.
- Bebidas Fazer uma compra consignada quando for escolher as bebidas é fundamental para economizar. Sobra uma quantidade muito grande de bebidas depois do casamento. Para evitar restos, vale a pena comprar só metade das bebidas e a outra metade só pagar o que usar. Assim, você devolve aquilo que não foi usado
- Convites Alguns casais estão criando sites do próprio casamento para armazenar fotos, divulgar a lista de presentes, organizar a disposição das mesas na festa, controlar o orçamento e até substituir o tradicional convite impresso
- Lista de presentes Fazer uma lista de presentes virtual pode ser uma boa opção para colocar mais dinheiro na festa. Os convidados compram os produtos para o casal no site e os noivos recebem, em vez do produto, o valor equivalente em dinheiro directo na conta para usarem como quiserem.
- Músicos Para economizar, uma boa dica é substituir a banda por um DJ. Ou até pelo amigo chegado que tem jeito para tal.
Na hora de escolher um fotógrafo, vale ter paciência e procurar
bastante – a variedade do serviço é enorme e uma dica que acho que lhe poupa muito dinheiro – Hoje em dia toda a gente tem um pequeno aparelho electrónico onde pode guardar fotos digitais porquê então fazer um álbum físico se pode ter um digital que é muito mais barato.
#cheaper #marriage #marriageceremony #weddingceremony #weddingdecoration #weddingchecklist #weddinginvitations #weddingcake #weddingfavors #weddingphotos #weddingdress #weddingparty #maisbarato #maisbarata #casar #cerimóniamatrimonial #cerimóniadecasamento #decoracaodecasamento #listadecasamento #convitesdecasamento #bolodecasamento #lembrancinhasdecasamento #fotosdecasamento #vestidodecasamento #festadecasamento